search

Bolsa de Monitoria (Programa de Bolsas de Monitoria)

99 visualizações
  • Descrição do Serviço

    O Programa de Bolsas para Monitoria visa despertar no aluno de graduação da UFRJ, com aproveitamento satisfatório, o interesse pela carreira docente e assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente, nas atividades de ensino. É atribuição do monitor, auxiliar os professores em tarefas didáticas.

  • Forma de atendimento

    Presencial e Online

  • Principais etapas para o processamento do serviço

    1. Entrega pelas Unidades de Ensino e Colegiados de Cursos Multi-Unidades da solicitação de monitores;

    2. Análise e avaliação das solicitações – 1ª etapa;

    3. Análise e aprovação no CEG - Conselho de Ensino de Graduação, do Relatório de Distribuição de cotas – 1ª etapa;

    4. Divulgação da distribuição preliminar das vagas - 1ª etapa;

    5. Interposição de recursos das solicitações não atendidas na primeira etapa de distribuição – 2ª etapa;

    6. Análise e aprovação no Conselho de Ensino de Graduação - CEG dos Recursos – 2ª etapa;

    7. Divulgação do resultado dos recursos - 2ª etapa;

    8. Seleção de alunos candidatos às Bolsas pela Unidade;

    9. Entrega, pelas Unidades Acadêmicas e Colegiados de Cursos Multi-Unidades, da relação final dos alunos selecionados e da documentação dos classificados à DIA/PR1, na 1ª etapa e na 2ª. Etapa;

    10. Divulgação da realocação de vagas não ocupadas - 3ª etapa;

    11. Entrega, pelas Unidades Acadêmicas e Colegiados de Cursos Multi-Unidades, da relação final dos alunos selecionados e da documentação dos classificados à DIA/PR1, para cotas de realocação - 3ª etapas;

    12. Entrega de relatórios de atividades/avaliações referentes ao primeiro período letivo;

    13. Entrega de relatórios de atividades/avaliações referentes ao segundo período letivo.

  • Prazo máximo para prestação deste serviço

    De acordo com o cronograma previsto no Edital do Programa de Monitoria, emitido e publicado anualmente.

  • Informações, requisitos e documentos necessários para acessar este serviço

    Formulário específico, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação/PR1 (www.graduacao.ufrj.br), impresso conjuntamente com o arquivo gravado em mídia digital no formato do formulário, com o nome da unidade.

    Para as Unidades Acadêmicas e Colegiados de Cursos Multi-Unidades participantes do Programa de Monitoria no ano anterior, será enviado pela DIA – Divisão de Integração Acadêmica/PR1, através do serviço de Comunicação do SIGA aos coordenadores de monitoria e por correio eletrônico aos dirigentes das unidades o formulário denominado: Coleta unidades, em planilha eletrônica, contendo as informações fornecidas pelas Unidades Acadêmicas e Colegiados de Cursos Multi-Unidades do ano anterior.

  • Locais e formas para eventual manifestação

    Qualquer pessoa, física ou jurídica, da comunidade interna ou externa, que desenvolva alguma relação com a Universidade pode levar a sua manifestação à Ouvidoria-Geral da UFRJ. A Ouvidoria disponibiliza diferentes meios de acesso ao cidadão: carta, telefone, correio-eletrônico, atendimento presencial e, prioritariamente, através do site www.ouvidoria.ufrj.br. No portal da Ouvidoria existe um sistema que permite o cadastramento de informações pelo usuário através da opção “MANIFESTAÇÃO”/”CADASTRO”, disponível neste link: (http://www.ouvidoria.ufrj.br/index.php/cadastro).

Atendimento
  • Telefone(s):
    • (21) 3938-0677
  • Email(s) do setor responsável pelo serviço:
    • monitoria@pr1.ufrj.br
  • Endereço(s) do serviço / Campus:

    Av. Athos da Silveira Ramos , 274 / Edifício do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN, Bloco A, 2º andar.

    Cidade Universitária - Fundão

    Rio de Janeiro , RJ

    Cidade Universitária - Fundão

  • Setor responsável:

    PR1- Pró-Reitoria de Graduação

  • Horários:

    Das 10 às 15 horas.

Informações
  • Público alvo
  • Legislação

    Resoluções do CEG 04/2004; Lei 9.784/99; Lei 12.527/11; Artigos 5º, XXXIII e 37 da CRFB/88.

Avalie a qualidade da prestação de serviço
sentiment_very_dissatisfied Muito Insatisfeito
sentiment_dissatisfied Insatisfeito
sentiment_neutral Indiferente
sentiment_satisfied Satisfeito
sentiment_very_satisfied Muito Satisfeito
Observações sobre o serviço:
mode_edit