search

Unidade Neonatal

35 visualizações
  • Descrição do Serviço

    Para recém-nascidos que necessitam de cuidados específicos, dispomos de leitos de terapia intensiva neonatal, leitos de cuidados intermediários convencionais e leitos de cuidados intermediários Canguru.

    Nossos leitos estão disponíveis para as paciente que são atendidas na própria unidade, tanto no ambulatório quanto na emergência, como também para pacientes que estão em outras unidades de saúde, via Central de Regulação de Vagas.

    A UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) é uma unidade onde ficam internados os recém-nascidos prematuros ou que nasceram com algum problema e necessitam de cuidados especializados. Recebe bebês de 0 a 28 dias de vida.

    A UCINCo (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) é uma estratégia de agrupamento de recém-nascidos egressos da UTIN. A critério médico, de acordo com a estabilidade clínica, os recém-nascidos em fase de recuperação nutricional com necessidades de suporte para aleitamento materno ou dificuldades de sucção, são transferidos para esta unidade.

    A UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) recebe mães e bebês considerados aptos (elegíveis) para o programa Mãe Canguru.

  • Forma de atendimento

    Somente Presencial

  • Principais etapas para o processamento do serviço

    A critério médico, de acordo com a necessidade clínica, os recém-nascidos

    não aptos a permanecer na enfermaria de alojamento conjunto após o parto, são encaminhados a um dos setores da Unidade Neonatal da Instituição.

  • Prazo máximo para prestação deste serviço

    Atendimento imediato, de acordo com critérios clínicos e disponibilidades de leitos.

  • Informações, requisitos e documentos necessários para acessar este serviço

    Visitas à Unidade Neonatal:

    UTIN: As mães internadas na Maternidade têm livre acesso à unidade para visitar o bebê. A visita dos avós é permitida às quintas-feiras e domingos, das 16 às 17h. Os irmãos do bebê poderão visitá-lo às terças-feiras e aos sábados, das 16 às 17h, acompanhados pelo serviço de psicologia (entre 5 e 12 anos de idade). Há ainda a possibilidade de uma visita "especial", às sextas-feiras, das 16 às 17h, na qual duas pessoas de escolha da paciente podem visitar o bebê. Só é permitida a permanência de, no máximo, dois visitantes para cada bebê, sendo um deles a mãe ou o pai.

    UCINCo: A rotina de visitas na UCINCo é a mesma rotina da UTIN.

    UCINCa: É permitido o livre acesso aos familiares à unidade, e estimula-se a sua participação nas reuniões com a equipe de saúde e cuidados com o bebê.

    ATENÇÃO: em razão da Pandemia de COVID-19, temporariamente, a rotina de visitas precisou ser modificada. Somente mãe e pai estão autorizados a visitar o bebê. Nos casos de bebês com quadro clínico suspeito ou confirmado de COVID-19, visitas não são permitidas.

  • Locais e formas para eventual manifestação

    Presencialmente: de 2ª a 6ª feira de 13-17 horas, na Rua das Laranjeiras, 180 Laranjeiras - RJ. OUVIDORIA - Sra. Neide (localização: Prédio Anexo) - EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, O ATENDIMENTO PRESENCIAL DA OUVIDORIA ENCONTRA-SE TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.

    Por telefone: (21) 2285-7935 - Ramal 262.

    Por e-mail: ouvidoria@me.ufrj.br

    Por carta, através do endereço:

    Maternidade Escola da UFRJ

    OUVIDORIA

    Rua das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras

    CEP: 22.240-000 - Rio de Janeiro – RJ

Atendimento
  • Telefone(s):
    • (21) 2285-7935
  • Email(s) do setor responsável pelo serviço:
    • matesc@me.ufrj.br
  • Endereço(s) do serviço / Campus:

    Rua das Laranjeiras , 180

    Laranjeiras

    Rio de Janeiro , RJ

    Laranjeiras

  • Setor responsável:

    Maternidade-Escola

  • Horários:

    24h

Informações
Avalie a qualidade da prestação de serviço
sentiment_very_dissatisfied Muito Insatisfeito
sentiment_dissatisfied Insatisfeito
sentiment_neutral Indiferente
sentiment_satisfied Satisfeito
sentiment_very_satisfied Muito Satisfeito
Observações sobre o serviço:
mode_edit