search

Coordenação de Extensão Universitária do Museu Nacional/UFRJ

65 visualizações
  • Descrição do Serviço

    A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é compreendida como “um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.

    É parte integrante da formação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ, e possibilita participar e construir experiências que contribuam para refletir sobre a atualidade e estimular uma formação compromissada e em consonância com a função social da Universidade.

    A Extensão, além de instrumentalizadora de um processo dialético entre teoria e prática, promove uma relação transformadora entre Universidade e as demais instâncias sociais, pois permite a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Contribui para que deixemos de perceber a população como mera receptora de conhecimentos e de práticas produzidas no interior da Academia, apostando na interação dialógica.

    Por isso, as ações de extensão (Programas, Projetos, Cursos ou Eventos) não devem substituir as funções do Estado, mas sim buscar a inter-relação com outros setores da sociedade, “com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas”.

    Na UFRJ, estas ações podem ser coordenadas por servidores docentes ou técnicos administrativos com formação de nível superior, com participação de estudantes de graduação e pós-graduação e em articulação com a comunidade.

  • Forma de atendimento

    Presencial e Online

  • Principais etapas para o processamento do serviço

    -

  • Prazo máximo para prestação deste serviço

    Intermitente

  • Informações, requisitos e documentos necessários para acessar este serviço

    O órgão responsável pela gestão das ações de extensão na UFRJ é a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), em articulação com as Coordenações de Extensão, seguindo os princípios e diretrizes pactuados pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), orientada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano Diretor da Extensão Universitária e Plano Diretor de Extensão das Unidades, respeitadas as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária, e pela Política Nacional de Extensão Universitária, tendo como base a regulamentação interna da UFRJ.

    Para maiores informações acesse o site da PR-5: www.pr5.ufrj.br

  • Locais e formas para eventual manifestação

    extensao@mn.ufrj.br / falecomdiretor@mn.ufrj.br

Atendimento
  • Telefone(s):
  • Email(s) do setor responsável pelo serviço:
    • extensao@mn.ufrj.br
  • Endereço(s) do serviço / Campus:

    Quinta da Boa Vista , s/n°

    São Cristóvão

    Rio de Janeiro , RJ

    São Cristóvão

  • Setor responsável:

    Museu Nacional

  • Horários:

    Segunda a Sexta - 8h as 17h

Informações
  • Público alvo
  • Legislação

    - Política Nacional de Extensão Universitária

    - Plano Nacional de Extensão Universitária

    - Resolução CEG Nº 02/2013, que regulamenta o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ

    - Resolução CEG Nº 03/2014, que autoriza a criação e inserção nos currículos de graduação de disciplinas de natureza mista

    - Resolução CEG Nº 04/2014, que altera e complementa a Resolução CEG 02/2013

    - Resolução 01/2015 da Pró-Reitoria de Extensão – PR5, que aprova o Regulamento da Extensão Universitária na UFRJ

    - Resolução Nº 01/2016, que regulamenta os Cursos de Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    - Resolução Nº 02/2016, que altera o artigo 27 e adiciona disposições transitórias à Resolução 01/2016

    - Guia de Creditação da Extensão na UFRJ

    - Regimento Interno do Museu Nacional/UFRJ

Pesquisa de satisfação