search

Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Stricto Sensu)

66 visualizações
  • Descrição do Serviço

    O Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND) é oferecido de forma pioneira pelo Museu Nacional, instituição amplamente reconhecida, em nível nacional e internacional. Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um Curso de pós-graduação stricto sensu presencial que inclui, em seu corpo docente, aqueles com larga experiência de pesquisa com línguas e grupos indígenas. Seu público-alvo é constituído por egressos de Cursos de Graduação ou de Cursos de Terceiro Grau indígena com atuação profissional marcada pelo desafio de enfrentar a materialidade das línguas indígenas e os elos de sua inserção em contextos sociais e culturais específicos. E, ainda, por todos aqueles que necessitem dos instrumentos da Linguística para lidar com as línguas indígenas que são parte do seu universo de trabalho. Como parte de seus resultados, está a capacitação específica ligada à pluralidade linguística e cultural existente no Brasil. A apropriação, por parte dos profissionais a serem formados, de conhecimentos e técnicas no domínio da Linguística, deverá habilitá-los ao desenvolvimento de suas práticas e à transmissão de habilidades específicas em contextos de uso de línguas indígenas e/ou de reflexão sobre a herança linguístico-cultural indígena, resultando daí valor pedagógico agregado em linguagem.

    - Público-alvo

    Profissionais que têm sua atuação marcada pelo desafio de enfrentar a materialidade das línguas indígenas e os elos de sua inserção em contextos sociais e culturais específicos. São eles:

    * egressos de Cursos de Graduação ou de Cursos de Terceiro Grau indígena;

    * profissionais das áreas de saúde e de educação em área indígena;

    * pesquisadores em línguas e culturas indígenas;

    * agentes envolvidos em processos de revitalização linguística;

    * professores do ensino regular fora de áreas indígenas dedicados ao ensino de História e Cultura Indígena;

    * integrantes de organizações governamentais e não-governamentais com foco de atuação junto a povos indígenas.

    - Ação afirmativa

    O PROFLLIND, a título de ação afirmativa, oferece 70% do seu total de vagas (14 do total de 20) a candidatos autodeclarados indígenas. Essa iniciativa se coaduna com políticas linguísticas e educacionais contemporâneas, as quais abrem os espaços acadêmicos aos segmentos sociais que sofrem discriminações étnicas, raciais, de gênero. No caso dos grupos indígenas, a iniciativa do PROFLLIND, garante-lhes a oportunidade para se especializarem e, consequentemente, ocuparem, cada vez com mais propriedade, o espaço que lhes é devido no sistema educacional brasileiro.

    - Área de concentração

    Linguística e Línguas Indígenas: reúne aportes científicos e técnicos da Linguística e os direciona para a compreensão das línguas indígenas e suas respectivas materializações em contextos de uso real.

  • Forma de atendimento

    Presencial e Online

  • Principais etapas para o processamento do serviço

    O PROFLLIND prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de 02 (dois) anos. Na integralização do curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos. Dentre as disciplinas, 2 (duas) são de fundamentação, 6 (seis) são obrigatórias e 3 (três) são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de treze.

    Com uma periodicidade anual para a seleção, o PROFLLIND oferece 20 vagas sendo que 14 destas vagas são para candidatos autodeclarados indígenas. O Curso prevê um processo de seleção baseado em prova escrita e prova oral, com a finalidade de avaliar, de um lado, as habilidades de leitura e escrita dos candidatos e, de outro lado, sua desenvoltura verbal e capacidade de argumentação. Tais etapas serão conduzidas por uma Comissão de Avaliação cujas atribuições incluem a escolha dos profissionais aptos a cursar o PROFLLIND face ao desempenho considerado adequado.

    Uma vez selecionados, os alunos do PROFLLIND têm que cumprir 24 créditos somados a partir das 2 disciplinas de fundamentação, das 6 disciplinas obrigatórias e das 3 optativas. A oferta das disciplinas optativas, por seu turno, levará em conta as especificidades dos interesses dos alunos, em razão de sua inserção profissional. E será feita a partir do segundo semestre de oferta do Curso, após terem sido cursadas as disciplinas de fundamentação.

    Face às especificidades do alunado (professores indígenas incluídos), o curso assume, em sua oferta, um caráter intensivo. Vale registrar também, que o Curso apresenta disciplinas teóricas, disciplinas práticas e disciplinas teórico-práticas.

  • Prazo máximo para prestação deste serviço

    -

  • Informações, requisitos e documentos necessários para acessar este serviço

    Consultar edital vigente para a seleção em https://www.museunacional.ufrj.br/profllind/processo_seletivo.html

  • Locais e formas para eventual manifestação

    profllind@gmail.com / falecomdiretor@mn.ufrj.br

Atendimento
  • Telefone(s):
    • (21) 3938-1143
  • Email(s) do setor responsável pelo serviço:
    • profllind@gmail.com
  • Endereço(s) do serviço / Campus:

    Quinta da Boa Vista , s/nº

    São Cristóvão

    Rio de Janeiro , RJ

    São Cristóvão

  • Setor responsável:

    Museu Nacional

  • Horários:

    Segunda a Sexta - 9h às 17H

Informações
Pesquisa de satisfação