search

Programa de Pós Graduação em Patrimônio Geológico e Paleobiológico - Mestrado (Stricto Sensu)

80 visualizações
  • Descrição do Serviço

    No curso de Mestrado do PPGEO você vai adquirir conhecimentos aprofundados na área de Patrimônio Geológico e Paleobiológico, tornando-se capacitado a atuar em diversos setores.

    > Gerenciamento e proteção do patrimônio geocientífico - Atue no gerenciamento e proteção do patrimônio geocientífico brasileiro contido nos geosítios e nas coleções científicas de instituições de ensino e pesquisa.

    > Investigação em Patrimônio Geológico e Paleobiológico - Foque numa perspectiva interdisciplinar: Geologia, Paleontologia, Biologia, Ciências Ambientais, Oceanografia, Geografia, Engenharia, Arqueologia e áreas afins.

    > Preservação da base de recursos geocientíficos da nação - À luz da legislação mineral e ambiental, atue no quadro dos impactos produzidos sobre esse patrimônio por empreendimentos desenvolvimentistas.

    > Formação de docentes em nível de pós-graduação - Torne-se apto a preparar e formar jovens profissionais que desejam ingressar em áreas relacionadas ao patrimônio geológico e paleobiológico.

  • Forma de atendimento

    Presencial e Online

  • Principais etapas para o processamento do serviço

    > Inscrições:

    Para se inscrever para o Exame de Seleção de candidatos ao Mestrado do PPGEO você deverá enviar todos os documentos listados abaixo para o e-mail ppgeo@mn.ufrj.br (no campo assunto, informar: “Edital 121 - Inscrição”). O endereço de e-mail do(a) candidato(a) utilizado para enviar sua inscrição será o meio de comunicação oficial durante o processo seletivo.

    Atenção: consulte o edital para mais informações.

    O PPGEO isenta o(a) candidato(a) do pagamento de taxas.

    - Critérios de avaliação:

    O processo seletivo será conduzido por Banca composta por professores credenciados no PPGEO ou convidados, designada para essa finalidade pela Comissão Deliberativa do PPGEO, e será composto pelas seguintes etapas (consulte o Edital para detalhes):

    > Primeira etapa (eliminatória): Prova Escrita de Inglês na qual o(a) candidato(a) terá de demonstrar capacidade de compreender e interpretar textos científicos em inglês. É permitido o uso de dicionário inglês-português/português-inglês.

    > Segunda etapa (eliminatória): Defesa do Projeto de Dissertação (com a presença apenas dos membros da comissão de seleção e do(a) candidato(a)). O Projeto de Dissertação será avaliado em três etapas: avaliação do texto, defesa do projeto feita pelo(a) candidato(a) e arguição. A arguição será gravada. A avaliação do texto será realizada com base no formato, na consistência e na viabilidade da execução do projeto no prazo de 24 meses.

    > Terceira etapa (classificatória): Prova Escrita de Conteúdo versando sobre assuntos relativos às áreas de Patrimônio Geopaleontológico, Geologia e Paleontologia seguindo o conteúdo da bibliografia básica indicada no Edital.

    > Quarta etapa (classificatória): Análise do Curriculum Vitae documentado, que deve ser organizado de acordo com a tabela do Anexo 4 do Edital. A nota da avaliação será computada de acordo com essa tabela e de acordo com os comprovantes anexados pelo(a) candidato(a).

    > As etapas 1, 2 e 3 serão realizadas de forma remota, por meio de aplicativo de videoconferência, sendo a etapa 2 em sessões individuais. Para participar nessas etapas, o(a) candidato(a) à vaga precisa ter acesso à internet e dispositivo com câmera e microfone ativos.

    - Resultados:

    As notas das provas serão divulgadas no site do PPGEO e na página oficial do PPGEO no Facebook. Serão considerados aprovados para ingresso no PPGeo aqueles que obtiverem média final das provas de inglês, projeto e currículo mínima de 5,0 pontos.

    O(a) candidato(a) que não comparecer a qualquer uma das provas estará automaticamente eliminado(a).

    O(a) candidato(a) que obtiver nota zero (0) em qualquer uma das provas será eliminado(a).

    Serão utilizados como critérios de desempate na classificação final dos candidatos, primeiro a nota do curriculum vitae e, subsidiariamente, a nota da prova de Conteúdo.

    A nota final do(a) candidato(a) consistirá na média ponderada das notas obtidas nas fases do processo de seleção, como segue:

    > Prova Escrita de Inglês: peso 1 (um);

    > Defesa do Projeto de Dissertação: peso 1 (um);

    > Prova Escrita de Conteúdo: peso 1 (um);

    > Análise do Curriculum Vitae: peso 1 (um).

    Serão utilizados como critérios de desempate na classificação final dos candidatos, primeiro a nota do Currículo Vitae e, subsequentemente, a nota da Prova de Conteúdo.

    Solicitações de revisão:

    Os(as) candidatos(as) poderão solicitar revisão de todas as etapas do processo seletivo, conforme cronograma e critérios estabelecidos no edital. As revisões devem ser solicitadas através de formulário próprio (Anexo VI do Edital) e enviadas por e-mail para ppgeo@mn.ufrj.br. A banca de seleção irá proceder às revisões e divulgará os resultados finais.

  • Prazo máximo para prestação deste serviço

    -

  • Informações, requisitos e documentos necessários para acessar este serviço

    > Cópia do diploma de graduação ou do documento de colação de grau do curso de graduação;

    > Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

    > Cópias da carteira de identidade, CPF e título de eleitor;

    > Formulário de Inscrição preenchido (segundo modelo próprio no Anexo I do Edital);

    > Projeto de Dissertação (segundo modelo próprio do Anexo II do Edital);

    > Carta de aceite de orientação de docente credenciado como orientador no PPGeo (segundo modelo próprio no Anexo III do Edital);

    > Curriculum vitae documentado (deve estar organizado de acordo com o modelo próprio no Anexo IV do Edital).

  • Locais e formas para eventual manifestação

    ppgeo@mn.ufrj.br / falecomdiretor@mn.ufrj.br

Atendimento
  • Telefone(s):
  • Email(s) do setor responsável pelo serviço:
    • ppgeo@mn.ufrj.br
  • Endereço(s) do serviço / Campus:

    Horto Botânico - Quinta da Boa Vista , s/n

    São Cristóvão

    Rio de Janeiro , RJ

    São Cristóvão

  • Setor responsável:

    Museu Nacional

  • Horários:

    Segunda a sexta - 09h às 16h

Informações
Pesquisa de satisfação